sábado, 27 de fevereiro de 2016
Os 7 líquidos mágicos
Eu nunca acreditei em mágica, muito menos quando se refere a dieta. Magia é o que várias dessas revistas sensacionalistas usam, com dietas da moda, sucos detox para perder 5Kg em uma semana e outras formulas que segundo elas deixaram aquela modelo da capa com aquele corpo.
Mas essas formulas não só engordam o bolso dos editores mais também as pessoas que acreditam nelas e ficam fazendo o efeito sanfona.
Não se enganem, uma vida saudável, exige esforço, dedicação e dinheiro. Comidas saudáveis normalmente são caras e trabalhosas, exercício físico é obrigatório e tempo para meditar e relaxar tem que ser criado.
Por isso quando eu digo que não vivo sem esses 7 líquidos, meus amigos dizem que são mágicos, pois são baratos, fáceis de serem colocados no dia a dia e alguns apesar de trabalhosos podem ser congelados para o mês inteiro.
Vamos a eles:
1- Limonada suíça com sal rosa. Começar o dia com limão prepara o intestino para o dia, o limão apesar de se ácido tem metabolização alcalino e a pitada de sal rosa leva os minerais que seu corpo precisa para começar o dia. Nada de comer banana no café da manhã, seu corpo precisa de sódio para acordar, não potássio. A casca do limão ainda é rica em hesperidina, flavonoide que faz muito bem para seu sistema circulatório.
2- Café com manteiga, óleo de coco e canela. Bulletproof, café turbinado, são vários nomes. A verdade é que eu não vivo mais sem ele. Costumo tomar uns 20 minutos após a limonada e é meu único café da manhã. Já falamos aqui sobre café e como este faz bem. Quando batido no liquidificador com gorduras boas fica incrível, uso canela pois este não pode ser adoçado, nem com adoçante para evitar pico de insulina.
3-Molho para almoço. Todo mundo sabe como especiarias fazem bem, então vamos colocá-las todas juntas e usar em um molho sobre a comida. A base que eu uso é uma parte de vinagre de maça orgânico para 3 de azeite extra virgem. Coloco em um pote de vidro desses de óleo de coco vazio e adiciono um saquinho inteiro de cúrcuma, um pouco de pimenta do reino em pó, um pouco de pimenta fresca, em pedaço de gengibre, uns 3 dentes de alho cru e um pouco de sal rosa. Fica a gosto de cada um, molho com várias propriedades maravilhosas.
4-Bone broth. O caldo de osso em uma tradução livre dá trabalho pra fazer, são 30 horas em panela crock pot ou 3 em panela de pressão, mas pode ser congelados e eu nunca faço para menos de 1 mês. Na internet se encontram várias receitas, o caldo é rico em minerais, condroitina, glucosamina e colágeno. Aqui em casa eu coloco uma colher de sopa no prato no jantar, apesar de a temperatura de geladeira ele ser uma gelatina, em contato com a comida quente ele se derrete e deixa um sabor incrível.
5- Kefir. Eu uso o de água pois sou intolerante a lactose, mas qualquer um dos dois desempenha o excelente papel de repor os microorganismos intestinais. Considerado o melhor probióticos do mundo o Kefir requer cuidados e paciência mas é muito barato.
6- Matcha. Todo mundo sabe que chá verde faz bem. Contém antioxidante e L-teanina, mas o que talvez você não saiba é que quando ele está preservado na forma liofilizada (Matcha) contém muito mais.
7-Suco verde. O último é o famoso suco verde e esse ao contrários dos outros 6 acima eu não uso todos os dias. A base do meu suco verde é gel de Aloe vera e água. Eu faço uso uma semana por mês. Uso vegetais verde escuro variados e romã, a fruta é deliciosa e tem propriedades anti cancerígenas. O cuidado com o suco verde é que vegetais escuros quando crus inibem a absorção de iodo pela tireóide, por isso só uso uma semana por mês. Faço e congelo.
É claro que esses líquidos não são milagrosos, mas é uma forma de se incorporar nutrientes maravilhosos dia a dia, de uma forma prática.
Assinar:
Postagens (Atom)